Quais são os cursos menos concorridos?

cursos menos concorridos

Os vestibulares apresentam cada vez mais concorrência. Afinal, eles são o passo inicial para uma carreira de sucesso. Por isso, alguns cursos são famosos pela alta disputa. Mas, por outro lado, quais são os cursos menos concorridos?

Muito se fala na alta concorrência. Entretanto, saber as opções que têm menor taxa de candidatos por vagas é uma forma de se preparar e até de direcionar a sua escolha. Por isso, não deixe de conhecê-los, abaixo.

Na sequência, você encontra diversas informações sobre os cursos que apresentam menor concorrência. Para isso, consideramos os diferentes tipos de seleção para vagas universitárias e os principais vestibulares do Brasil.

cursos menos concorridos

Os 10 cursos menos concorridos do Sisu: descubra aqui quais são.

Afinal, quais são os cursos menos concorridos no vestibular?

Em verdade, esses cursos variam de acordo com a forma de seleção. Afinal, considere que há, além do vestibular, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).  Igualmente, há o sistema de seleção para concessão de bolsas, como é o caso do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Pensando nisso, separamos as informações de acordo com cada um dos sistemas e com os principais vestibulares do Brasil. Com isso, caso você tenha mais de uma opção, por exemplo, pode melhor direcioná-las em cada forma de seleção.

Quais são os cursos menos concorridos do Sisu?

O Sisu faz a seleção dos alunos de acordo com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Dessa forma, alunos de todo o Brasil podem se inscrever em vagas em universidades de qualquer lugar do país sem deslocamento para o vestibular.

Além disso, nesse caso cada aluno pode apontar até dois cursos em universidades diversas, ou duas alternativas da mesma instituição. Contudo, ele somente conquista a segunda alternativa caso não consiga aprovação na primeira.

Ou seja, não é possível obter aprovação em ambos os cursos de uma só vez. É um ou outro. E, por isso, as decisões devem ser conscientes. Saber quais são os cursos menos concorridos auxilia nisso, sem sombra de dúvida.

São as menores notas de corte nesse sistema de seleção, atualmente, principalmente matérias relacionadas à educação. Por exemplo: Ciências Exatas, da Natureza ou Biológicas, Física, Letras, Matemática e Química.

Portanto, quem tem interesse nesses cursos pode se beneficiar pela menor concorrência.

Cursos menos concorridos no ProUni

Já no Programa Universidade para Todos, que distribui bolsas de estudos na rede privada, a variação de concorrência é outra. Nesse caso, cursos referentes à área artística e beleza se destacam como os de menor disputa.

Aqui, bons exemplos são os cursos de Artes, Artes Cênicas e Artes Visuais. Igualmente, de Beleza, Estética e Imagem Pessoal.

Da mesma maneira, os cursos para a área de pesquisa e desenvolvimento na área de saúde também são têm menor disputa no ProUni. Eles incluem Biomedicina, Biotecnologia e Biotecnologia industrial.

Outros dos cursos menos concorridos do ProUni são Biologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Aviação Civil, Banco de Dados e Biblioteconomia. Por isso, existem opções para todos os gostos.

Cursos menos concorridos segundo o MEC

O Ministério da Educação também possui uma lista especial com os cursos com menor concorrência. Nesse caso, aliás, o órgão público realiza uma média das notas de corte. Igualmente, da proporção entre concorrentes e números de vagas em cada curso.

Com isso, chega a uma lista que possui diversas espécies de graduação. E ela pode ser interessante para muita gente. Afinal, cursos menos concorridos também apresentam maior chance de aprovação.

Veja, dessa maneira, quais são os principais cursos que o MEC aponta como os de menor disputa. São eles, por exemplo: Gestão de Comércio, Ambiental, da Informação ou de Qualidade. Também, Administração Hospitalar, Tecnologia em Agronegócio e Letras – Línguas Estrangeiras.

Igualmente, existem outros cursos que já figuraram nas listas anteriores. Dentre eles se destacam Sociologia, Artes Visuais e Banco de Dados.

cursos menos concorridos

Quais são os cursos de menor concorrência na Unicamp e USP?

Por fim, não seria possível deixar de citar as universidades com maior concorrência no Brasil. Elas são a Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo). No caso da segunda, o vestibular leva o nome de Fuvest.

Essas duas estão dentre as opções que mais brilham aos olhos dos candidatos aos vestibulares. Por isso, não poderiam ficar de fora da nossa análise de cursos menos concorridos. Afinal, em locais com tanta disputa, quanto menor a concorrência, maiores as chances de aprovação.

Primeiramente, vejamos a Universidade de São Paulo e o vestibular da Fuvest. Nesse caso, os cursos com menor disputa são aqueles que se relacionam à educação.

Por exemplo, estão na lista os cursos de Física, Química, Matemática, Letras e Geografia. Além disso, dentre as engenharias têm menor disputa os cursos de Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais.De outro lado, o vestibular da Unicamp aponta como cursos menos concorridos os que se relacionam à música. Então, nesse caso possuem menor disputa Música Erudita, Popular e Regência. Aliás, isso em relação a diversas variações de instrumentos.

Quais são os cursos menos concorridos?
Rolar para o topo